O dinheiro tá curto e praticamente não resiste até o final do mês.
É uma coisinha aqui e outra alí e tudo isso vai comendo o nosso rico dinheirinho aos poucos.
1. Faça compras semanais
Fazer as compras a cada semana permite comprar somente o necessário para consumo imediato, evitando o desperdício. E com esse hábito você terá alimentos sempre frescos em casa.
2. Faça uma lista e foco
Ir ao supermercado sem uma lista do que precisa comprar é um tiro no pé. A gente nunca lembra do que realmente precisa comprar e no fim acaba levando o que não precisa. Nessa hora vale tudo. Fazer a listinha num pedaço de papel, na agenda, existem até aplicativos para isso. Fique atenta a...
[Leia mais]O dinheiro tá curto e praticamente não resiste até o final do mês.
É uma coisinha aqui e outra alí e tudo isso vai comendo o nosso rico dinheirinho aos poucos.
1. Faça compras semanais
Fazer as compras a cada semana permite comprar somente o necessário para consumo imediato, evitando o desperdício. E com esse hábito você terá alimentos sempre frescos em casa.
2. Faça uma lista e foco
Ir ao supermercado sem uma lista do que precisa comprar é um tiro no pé. A gente nunca lembra do que realmente precisa comprar e no fim acaba levando o que não precisa. Nessa hora vale tudo. Fazer a listinha num pedaço de papel, na agenda, existem até aplicativos para isso. Fique atenta a comprar o que está na lista e não caia nas armadilhas de comprar algo que você não precisa naquele momento, mas você viu que está com uma ‘super promoção’. O supermercado tende a fazer esse tipo de armadilha e instigar você a comprar o que não precisa.
3. Procure ofertas e promoções
Vale pesquisar no caderninho de ofertas. Tem sites que podem ajudar você a saber qual estabelecimento está oferecendo os melhores produtos com os melhores preços. E ir ao supermercado no dia de ofertas é muito bom. Dá pra comprar produtos de qualidade com bons preços.
4. Faça uma bela refeição antes de ir às compras
A gente sente vontade de comprar o mercado inteiro. Você olha para a samambaia e lembra de um belo prato de salada caesar, hahaha! Então, ir bem alimentado rende uma boa economia e foco nas suas compras.
5. Tenha visão panorâmica
Não é brincadeira. Os produtos à altura dos olhos são os mais caros e o mercado faz isso propositalmente. Dê uma geral na prateleira… de cima até embaixo. É bem provável que você encontre produtos de igual qualidade com preços bem mais acessíveis.
6. Atenção ao valor da compra
Confira a nota fiscal para se certificar se cada produto passou com o valor correto pelo caixa. Um produto com valor “x” na prateleira e na hora de passar no caixa sai outro valor.
7. Crianças ficam em casa (ou na escola), se possível
Sim, elas têm o poder de fazer a gente gastar mais do que deveria no mercado, mas se não for possível deixá-las em casa, o jeito é conversar e tentar negociar para que a conta não saia tão cara no final das compras.
8. Não vá ao mercado com pressa
Na correria você não vai ter tempo de verificar os produtos com bons preços. Vai acabar fazendo as compras no ‘automático’ e vai acabar levando os produtos sem pesquisar direito.
9. Você não acha nada
Isso mesmo! Quem procura, acha! Então, nada de ficar passeando pelos corredores em busca de algo que você ‘acha’ que precisa ou que ‘acha’ que esqueceu de colocar na lista. Foco!
10. Produtos próprios da marca
Eles geralmente têm o preço mais em conta e são de boa qualidade.
DICA BÔNUS: Você sabia que o maior vilão do seu carrinho de compras são os produtos de higiene e limpeza? Sim, esses produtos são os mais caros e a gente, como dona de casa, sempre gosta de uma novidade pra poder limpar e deixar a casa cheirosa. Tem sempre aquele produto daquela marca (sempre a mais cara também, claro) que a gente não abre mão, porque o cheirinho é bom e etc. O fato é que a gente não precisa de muito pra deixar nosso lar limpo e higienizado. Sei que algumas marcas de produtos de limpeza não compensa pagar mais barato, pois não rendem e não limpam direito e o barato sai caro. Mas não precisa comprar três tipos de desinfetante, por exemplo (um para o banheiro, outro para a cozinha e outro para a casa em geral), e depois ainda um outro produto para passar no chão para dar um cheirinho. Álcool dá pra usar como limpa vidros (e é bem mais em conta) e alemde ter outras utilidades. Detergente de coco dá pra lavar a louça e o box do banheiro e por aí vai.
Vale tudo para economizar uma graninha!
Pode ser um pouco aqui e alí, mas depois, se for colocar na ponta do lápis a gente vê que valeu a pena!