Cada vez mais o feminismo está sendo colocado em pauta nos mais diversos assuntos e situações do cotidiano, especialmente por causa das redes sociais, é importante falarmos sobre o assunto. Afinal, ainda tem bastante gente que acha que feminismo significa detestar homens e não depilar as pernas ou axilas. Você pode fazer o que quiser com os seus pelos, o que não pode é desconhecer um movimento tão importante.
É justamente para desmistificar um pouco o feminismo que nós estamos aqui hoje. Você tem um minutinho para conversar sobre isso? Separamos algumas coisinhas que é preciso saber já.
1. Feminismo não é o contrário de machismo
Enquanto o machismo significa colocar...
[Leia mais]Cada vez mais o feminismo está sendo colocado em pauta nos mais diversos assuntos e situações do cotidiano, especialmente por causa das redes sociais, é importante falarmos sobre o assunto. Afinal, ainda tem bastante gente que acha que feminismo significa detestar homens e não depilar as pernas ou axilas. Você pode fazer o que quiser com os seus pelos, o que não pode é desconhecer um movimento tão importante.
É justamente para desmistificar um pouco o feminismo que nós estamos aqui hoje. Você tem um minutinho para conversar sobre isso? Separamos algumas coisinhas que é preciso saber já.
1. Feminismo não é o contrário de machismo
Enquanto o machismo significa colocar as mulheres em um papel subordinado aos homens, o feminismo busca colocar ambos os gêneros no mesmo patamar. Igualdade, nada mais, nada menos.
2. Se você tem direito ao voto hoje, agradeça ao feminismo
Acredite se quiser, mas no Brasil as mulheres só ganharam direito ao voto em 1932. Isso mudou por causa de movimentos feministas que batalharam muito.
3. Ser feminista não é odiar os homens
O movimento feminista não pretende derrubar os homens, excluí-los ou colocá-los na fogueira. A ideia é libertar as mulheres das estruturas sociais opressoras. Não tem nada a ver com odiar ou não gostar dos homens, na realidade.
4. Ser feminista não tem nada a ver com pelos
Aquela coisa de que “feminista não se depila” não é real. Na verdade, o feminismo permite que você possa decidir se quer manter os pelos ou não. E ninguém tem nada a ver com isso.
5. E não é obrigatório sair sem sutiã
Mas se você quiser sair sem sutiã, está liberado. E é libertador.
6. O feminismo conta com diferentes correntes
Embora a premissa básica seja a igualdade entre os gêneros, existem diferentes formas de pensar o feminismo. Há diversas vertentes do feminismo que podem se adequar à sua maneira de pensar. A dica é pesquisar sobre cada um deles e ver com quais ideias você se identifica.
7. Ser feminina não torna você menos feminista
Pode usar salto, pode usar batom, fazer escova, vestir rosa, o que você quiser. Uma coisa não elimina a outra, de jeito nenhum. Ao mesmo tempo, vale lembrar que você não precisa de nenhuma dessas coisas para se sentir linda.
8. O feminismo não obriga você a nada
Quando você é feminista, não ganha uma carteirinha e lista de obrigações. O movimento não prega o ódio e não tem lista de regras. Você não precisa ser ativista. Se você acredita que deva existir igualdade entre homens e mulheres, já é feminista.
9. Dá pra ser feminista e dona de casa sim
Foi preciso muita luta para que as mulheres pudessem exercer trabalhos fora de casa. No entanto, não há nada que diga que você não pode ser dona de casa e cuidar dos seus filhos. A real questão está em poder escolher o que você quer.
10. Feminismo tem a ver com liberdade!
De ir, de vir, de ter filhos se quiser, de estudar, de trabalhar com o que quiser. E de lutar por um mundo sem opressão, sem medo, sem abuso. O desejo de ser livre nos impulsiona.
11. Talvez você já seja feminista sem nem saber
Você acha que as mulheres devem votar? Que elas devem ter o mesmo acesso à educação que os homens? Que os salários devem ser iguais quando as mesmas funções são executadas? Então olá, você é feminista sim.
Compartilhe esse post com todas aquelas pessoas que precisam entender um pouco mais sobre o que é e o que não é ser feminista. Afinal de contas, um movimento que fala sobre liberdade e igualdade precisa ser disseminado o máximo possível!