Embora tenha papel importante no preparo da maioria dos pratos, já se sabe que o sal, quando consumido em excesso, traz sérios prejuízos à saúde. Ele está associado à hipertensão arterial, a doenças cardiovasculares e renais e ao inchaço de uma forma geral. Neste sentido, o chamado “sal de ervas” surge como uma alternativa benéfica à saúde e tem conquistado cada vez mais adeptos.
Não se trata de uma receita única, mas sim da técnica de misturar um pouco de sal com ervas, substituindo então o consumo de sal puro por esta mistura mais saudável na hora de temperar os mais variados alimentos.
Para a professora Paula Daiany Gonçalves Macedo, especialista em Nutrição...
[Leia mais]Embora tenha papel importante no preparo da maioria dos pratos, já se sabe que o sal, quando consumido em excesso, traz sérios prejuízos à saúde. Ele está associado à hipertensão arterial, a doenças cardiovasculares e renais e ao inchaço de uma forma geral. Neste sentido, o chamado “sal de ervas” surge como uma alternativa benéfica à saúde e tem conquistado cada vez mais adeptos.
Não se trata de uma receita única, mas sim da técnica de misturar um pouco de sal com ervas, substituindo então o consumo de sal puro por esta mistura mais saudável na hora de temperar os mais variados alimentos.
Para a professora Paula Daiany Gonçalves Macedo, especialista em Nutrição Clínica da Faculdade Santa Marcelina (FASM), o sal de ervas é uma saída na redução do sal no preparo dos alimentos, mantendo sabor nas preparações. “Trata-se de uma mistura simples que acumula os efeitos benéficos das plantas, que podem variar de acordo com a preferência de cada pessoa”, diz.
3 benefícios essenciais do sal de ervas para a saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de apenas 5 g de cloreto de sódio (sal de cozinha) por dia. “No entanto, o brasileiro, devido ao consumo exagerado de alimentos processados e ultraprocessados, consome, em média, mais que o dobro do permitido, aproximadamente 12 g”, destaca Paula.
Neste contexto, fica mais fácil entender quais são os principais benefícios do consumo do sal de ervas, de acordo com a especialista:
- Menos sódio: o uso do sal de ervas leva à redução do consumo de cloreto de sódio (sal de cozinha) que, por sua vez, está associado a doenças e ao inchaço. Esta é, aliás, sua maior indicação.
- Mais sabor aos pratos: O sal de ervas potencializa o sabor natural dos alimentos e permite ainda inúmeras combinações de ervas, dando um toque especial aos mais variados pratos.
- Mais saúde: o sal de ervas fornece também benefícios provenientes dos ingredientes utilizados na mistura, podendo, por exemplo, contar com propriedades antioxidantes e calmantes.
4 ervas poderosas para adicionar no sal
Paula cita abaixo exemplos de ervas que podem ser colocadas no sal de ervas e seus respectivos benefícios:
- Alecrim: erva antioxidante e cicatrizante. Rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e C, ferro, cálcio, entre outros.
- Manjericão: anti-inflamatório e calmante. Rico em vitamina K, cálcio, magnésio e ferro.
- Orégano: antifungicida e anti-inflamatório, antibactericida. Rico em vitamina A, C, K e complexo B, além de cálcio, ferro e potássio.
- Salsinha: anti-inflamatória, digestiva, diurética. Rica em ferro e vitamina C.
“Apesar dos benefícios apresentados, recomenda-se o uso dessas ervas também durante o preparo dos alimentos, e não unicamente atreladas ao sal”, destaca a especialista.
Contraindicações e alertas sobre o consumo
Apesar de ter seus benefícios, o sal de ervas não deve ser consumido em excesso. “Recomenda-se consumir quantidade moderada para temperar os alimentos, não ultrapassando também 5 g diárias, mesmo que o sal esteja misturado com as ervas”, orienta Paula.
Ainda de acordo com a especialista, da mesma forma que o sal tradicional, o sal de ervas deve ter restrição para indivíduos hipertensos, que possuam doenças cardiovasculares e pacientes renais.
Quer dar mais sabor a seus pratos e, de quebra, diminuir o consumo de sódio?! Aposte no sal de ervas, utilizando os ingredientes que mais gostar e podendo sempre variar a receita (para não enjoar)!