O mundo em que vivemos hoje, com toda a correria da rotina e muitas obrigações, tirou nossa capacidade de perceber as coisas sutis que estão acontecendo ao nosso redor e apreciar verdadeiramente os pequenos momentos pelos quais devemos agradecer. A atenção plena nos ajuda a perceber tudo isso, o que faz com que sejamos pessoas mais calmas e produtivas, além de melhorar a forma como compreendemos nossas próprias emoções.
De acordo com terapeutas, há várias coisas que as pessoas conscientes fazem de maneira diferente, e saber como adquirir esses mesmos hábitos pode nos ajudar. Veja 13 coisas simples que você pode fazer todos os dias:
1. Não fazer várias tarefas de uma...
[Leia mais]O mundo em que vivemos hoje, com toda a correria da rotina e muitas obrigações, tirou nossa capacidade de perceber as coisas sutis que estão acontecendo ao nosso redor e apreciar verdadeiramente os pequenos momentos pelos quais devemos agradecer. A atenção plena nos ajuda a perceber tudo isso, o que faz com que sejamos pessoas mais calmas e produtivas, além de melhorar a forma como compreendemos nossas próprias emoções.
De acordo com terapeutas, há várias coisas que as pessoas conscientes fazem de maneira diferente, e saber como adquirir esses mesmos hábitos pode nos ajudar. Veja 13 coisas simples que você pode fazer todos os dias:
1. Não fazer várias tarefas de uma vez;
Muitas vezes, tendemos a pensar que ser uma pessoa multitarefa é ótimo e que isso ajuda a fazer várias coisas de uma só vez. Mas acontece que a multitarefa não existe – não conseguimos ter nossa atenção ligada em tudo o tempo todo e isso não é bom para o cérebro e consome muita energia. A dica é executar cada atividade do começo ao fim antes de começar outra.
2. Fazer as coisas com calma;
Além de fazer cada coisa de uma vez, é importante fazer devagar. Seja mastigando lentamente ao comer algo (sem estar com a TV ligada ou o celular nas mãos), seja ouvindo uma música calmante ao se deitar para dormir depois de um dia ocupado ou estressante, seja tomando um banho quente que irá relaxar os músculos. Tudo isso vai permitir uma sensação, ainda que temporária, de escapar das atividades diárias e fazer com que você permaneça no momento presente. Também é importante tirar um minuto do dia para observar a respiração, inspirando profundamente e expirando devagar.
3. Ficar longe do telefone;
De vez em quando, desligue seus dispositivos e envolva-se com o mundo real ao seu redor. Tenha uma conversa adequada com as pessoas, olhe em volta, observe detalhes de qualquer coisa que atraia sua atenção. Cores, formas, texturas… Seja curioso, se pergunte sobre tudo isso. Pessoas conscientes se desligam da tecnologia quando estão envolvidas em outras atividades ou na presença de outras pessoas. Ter esse intervalo entre uma tarefa e outra certamente vai aumentar sua produtividade.
4. Dar uma pausar antes de reagir;
Quando confrontadas com pensamentos, emoções, sensações físicas ou situações difíceis, é importante fazer uma pausa e escolher uma boa resposta, ao invés de reagir automaticamente. Todos nós temos reações automáticas habituais, mas quase nunca isso é bom. Meditar é uma dica que pode ajudar a fortalecer essa habilidade. Além disso, também é válido fazer uma pausa e fazer algumas respirações profundas.
5. Observar seus pensamentos;
Estar ciente de seus padrões de pensamento, saber quando sua mente se desloca para a negatividade ou o estresse, é o ponto-chave da atenção plena. As pessoas conscientes aprendem a perceber quando estão agarrando um pensamento negativo e encontram maneiras de se concentrarem na bondade e na gratidão. Quando o corpo se apega ao pensamento negativo, a tensão aumenta. Já quando o foco é o positivo e o momento presente, o corpo libera hormônios que são calmantes.
6. Buscar atividades prazerosas;
Ler e fazer uma caminhada são dois exemplos que ajudam a ter uma mente mais focada. A leitura, além do conhecimento que proporciona, ajuda a praticar a atenção plena enquanto passa por todas as palavras. E caminhar é uma oportunidade de mostrar gratidão ao seu corpo, aos seus movimentos, além de apreciar as coisas ao redor.
7. Ser organizada no trabalho e em casa;
Ter sua casa ou local de trabalho bagunçados pode causar ansiedade e estresse. Organizar é uma maneira simples de reduzir seu estresse e melhorar a qualidade de vida. Durante o processo de organização, você também está praticando atenção quando observa conscientemente cada objeto.
8. Definir pequenos objetivos diários;
Dividir seus objetivos em pequenas tarefas ajuda a ser mais específico sobre o que você pretende alcançar diariamente. Podem ser coisas bem simples, como levar o cachorro para uma caminhada ou limpar a casa. Aproveite o tempo para reconhecer cada objetivo que tenha sido realizado e por fazer algo significativo para si mesma.
É preciso um esforço constante para transformar tudo isso em uma prática diária. Mas, ao aprender esses hábitos de pessoas conscientes, você pode melhorar sua saúde mental e até mesmo seus relacionamentos.